O que é Internacionalista?


O estudante que conclui um curso de Relações Internacionais é chamado de Internacionalista. Afinal, o que é um Internacionalista?

As profissões tradicionais, como Medicina, Engenharia, Direito, Administração, Economia, já estão consolidadas e quase todos nós temos ao menos vagas ideias sobre suas possibilidades de atuação. Elas continuam tendo seus espaços. Mas a nova realidade exige a existência de novas possibilidades.

Entretanto, um jovem em torno de dezoito anos que comunica à família sua intenção de estudar Relações Internacionais enfrenta a inevitável pergunta: o que você pretende com isso?

Ele pretende estar preparado para analisar, fazer negócios, pesquisar e mesmo dar consultoria sobre aspectos relacionados a esse mundo interconectado, atuando em diversas áreas em que se exige um pensamento mais amplo, transcendendo o tradicional.

Alguns estudiosos o chamam de “diplomata de mercado”. O fato é que, como todas as jovens profissões, o espaço para a consolidação do Internacionalista ainda está em aberto, mas várias alternativas começam a surgir, todas elas promissoras.