Perguntas & Respostas

Estas são algumas perguntas recebidas por e-mail e as respostas enviadas. Envie sua pergunta para lai@fasm.edu.br ou prof.ReinaldoBatista@gmail.com

Olá, estava pesquisando sobre RI, e encontrei o seu e-mail, voce poderia me dar mais informações sobre RI; sabe como é né eu quero cursar esse curso, sempre sonhei em falar outras linguas (atualmente falo ingles e portugues), representar empresas em outros paises essas coisas, mas minha familia quer que eu seja médico ou engenhiro.
Gostaria de saber também, se o salario de RI é bom, e qual a melhor faculdade.

Obrigado
Matheus

Caro Matheus

Sou um entusiasta de RI que não existia como curso de graduação na época em que eu era universitário.
O curso pode ser muito adequado a V. pelas preferências que V. descreveu. O salário, como em qualquer profissão, é muito variável dependendo de habilidades pessoais, vivência internacional, idiomas etc.
As melhores Faculdades estão ranqueadas nos sites especializados e como sou professor da FASM e Mackenzie não posso indicar faculdades por questões éticas. O que posso fazer é deixa-lo em contato com o Diogo da FASM que é o responsável pelo LAI (Laboratório de Análise Insternacional) que fez RI e coordena eventos da FASM em RI. V. pode assistir alguma aula, falar com os professores e atuais alunos e até seus pais podem ficar à vontade para falar comigo sobre a área de RI e conhecer a Faculdade (meus pais também queriam que eu fizesse Direito, Engenharia ou Medicina e acabei fazendo Administração com ênfase em Comércio internacional por não existir RI).
Fico á disposição
Reinaldo Batista
PS- A FASM vai abrir para agosto/2010 novo curso de RI matutino (já temos o noturno).


Olá Reinaldo, eu sou a Bárbara moro em Belo Horizonte, e pesquisando um pouquinho vi que você é Professor de R.I.
Estou fazendo um curso de economia apesar de não gostar muito de matemática.
Venho te procurar pois pretendo  fazer o curso, porém hoje existe 3 opções muito parecidas e não sei diferenciá-las que são:

COMÉRCIO EXTERIOR
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS 

Desculpa a liberdade, mais gostaria muito da sua ajuda, é muito importante pra mim.
Desde já, meu muito obrigada, Bárbara Luiza.


Cara Bárbara

Estou copiando o Diogo que trabalha na Faculdade Santa Marcelina, é Internacionalista e pode lhe fornecer informações adicionais.
As diferenças são:
COMÉRCIO EXTERIOR- Área mais operacional ligada à legislação brasileira e questões burocráticas de exportação e importação
RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Trata de uma forma ampla as relações internacionais em seus mais variados aspectos: jurídicos, econômicos, sociais, políticos, culturais...
RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS – Foca a questão econômica dentro das RI.

Está bem resumido, mas espero que ajude.
abç
Reinaldo






Ola,
Meu nome e Juliana e asseguro que nao me conhece. Estava pesquisando sobre o curso de Relacoes Internacionais e acabei encontrando um de seus comentarios em um web site.  No presente momento estou a cursar o terceiro ano do ensino medio nos Estados Unidos por intercambio, sou fluente em ingles desde pequena , pois minha mae e americana, e estou aqui mais para aprimorar o meu Ingles mesmo. Ainda tenho duvidas em relacao a qual curso superior irei optar, mas Relacoes Internacionais e uma das minhas opcoes.
Gostaria de esssaber, do seu ponto de vista, se a seria uma boa escolha e se o mercado de trabalho esta promissor nesta area.
Tambem gostaria de saber quais Faculdades lecionam melhor este curso - publicas e particulares.
Tenho outra pergunta, Voce ja trabalhou na area? Se importaria de compartilhar sua experiencia?

Agradeco desde ja,
Juliana Pimentel

Cara Juliana

Re-envio esta mensagem para o Diogo, que trabalha na FASM e é internacionalista, para que responda diretamente a V..
abç
Reinaldo Batista

Olá Reinaldo, como vai?

Nós nos não conhecemos, mas eu encontrei o seu email em um site que falava sobre o curso de Relações Internacionas. 

Sou aluna do ensino médio, e estou decidindo o meu futuro, domino 2 línguas fluente e estou para aprender a falar todo o inglês, não apenas o básico. Saber falar essas línguas, isto me ajudaria? O que é preciso para ser uma boa profissional? Eu gostaria muito de receber algumas dicas, para eu poder pensar bem, pois, se eu perceber que esta profissão não é para mim, vou fazer medicina, algo que muitos da minha família já fizeram e pelo o que eu também me interesso. 

Muito Obrigada!

Hanna

Bom dia!
Falar idiomas é fundamental em Relações Internacionais e muito importante em qualquer outra profissão.
Sugiro que V. conheça as disciplinas que compõe o curso de RI para V. ter melhor idéia da abrangência desta área relativamente nova.
Coloco V. em contato com o Diogo que é Internacionalista e trabalha na Faculdade Santa Marcelina para maiores esclarecimentos.
att.
Reinaldo Batista




Sr. Reinaldo,

Boa tarde!

Encontrei seu e-mail em um site relacionado a RI e me atrevi a corresponder com o sr., para que talvez algumas de minhas dúvidas sejam esclarecidas.
Tenho 19 anos e planejo ingressar-me em um curso superior no próximo semestre, minha grande paixão é Psicologia(que sem dúvida cursarei), mas no momento tenho pensado muito no retorno financeiro, estava em dúvida entre as exatas, que estão em alta(economia, engenharia etc) mas sei que não seria nem um pouco feliz nesta aérea. Em minha busca, econtrei o curso de RI, mas por não conhecer muito do ramo, vários pontos de interrogação vem surgindo em minha cabeça.
Como professor, creio que saberá me orientar quanto ao curso, gostaria de saber por exemplo a respeito do mercado de trabalho, o campo é abrangente? (Tenho interesse em trabalhar na área logo nos primeiros períodos do curso que optar), algumas pessoas me disseram que não é impossível conseguir um emprego como RI no 1º ou 2º semestre, seria verdade? Também a respeito do retorno financeiro, ao longo do curso e após o mesmo. Pretendo fazer dois ou três cursos superiores, mas para isso preciso de um retorno viável no primeiro que escolher.

As dúvidas são muitas, mas se pudesse esclarecer-me as apresentadas, ficaria muito grata.

Att.,

Nabíla

Cara Nabila

Passo V. ao Diogo que é Internacionalista e trabalha na Faculdade.
Ele pode lhe dar respostas mais precisas do que eu.
abraço e boa sorte.
Reinaldo



 Boa tarde,
   Eu sou Júlia, um estudante que vi seu comentário de ajuda aos estudantes e estou interessada em saber mais sobre o curso de relações internacionais. Eu passei no vestibular nesse curso, porém por pressão da família não o fiz. Hoje estou estudando de novo  e quero saber tudo o que for possível para não me restar dúvidas e poder fazer valer meus estudos. Se puderes me ajudar agradeceria.
                            Grata por sua compreensão


Cara Julia

Passo a V. o contato com o Diogo que é Internacionalista e trabalha no LAI (Laboratório de Análises Internacionais).
abç
Reinaldo


Sr. Reinaldo Batista,

Obtive seu contato através do site Portal do calouro (http://portaldocalouro.com/relacoes-internacionais/).

Estou no segundo ano do ensino médio e meu professor me pediu um trabalho para especificar o curso que eu gostaria de fazer na universidade. Tenho certeza que quero fazer Relações Internacionais, e vi que o sr. leciona neste curso na Faculdade Santa Marcelina.
Estou enviando este e-mail para que o sr., se possível, me ajude a construir alguns dados referentes a mercado de trabalho, salários, como é o curso, etc. Qualquer material será de imensa colaboração.

Desde já, agradeço.


Elaine Silgon.
Cara Elaine

Agradeço o seu contato e aproveito para lhe apresentar o Diogo que é Internacionalista e coordena o LAI (Laboratório de Análises Internacionais da Faculdade Santa Marcelina).
Ele poderá lhe passar informações importantes para seu trabalho.
att.
Reinaldo Batista