Como é o mercado de trabalho?


Um curso já consolidado e que tem vários pontos de contato com o amplo campo das Relações Internacionais é o de Comércio Exterior (COMEX). Existem cursos específicos para comércio exterior e seus profissionais são muito valorizados, principalmente no momento em que os países dependem muito de suas balanças comerciais e que as empresas percebem que precisam extrapolar fronteiras.

Porém, se você quiser explorar possibilidades que vão além do Comércio Exterior, vale a pena olhar para os cursos de Relações Internacionais. Seus profissionais adquirem conhecimentos oriundos de uma sólida formação, em quatro anos, que envolvem disciplinas dos ramos de Economia, Direito, Política, História, Teoria das Relações Internacionais, Negociações, Idiomas e várias outras complementares, que ajudam o futuro profissional a perceber esse mundo dinâmico em que vivemos e atuamos.

Apenas para dar uma ideia dessas possibilidades, em pouco mais de uma década de curso, o pessoal que se graduou na FASM (Faculdade Santa Marcelina) está atuando em frentes tão diversas quanto: ensino e pesquisa; comunicação; estratégia de grandes corporações internacionais; mestrados e doutorados no Brasil e Exterior; negócios internacionais; consultorias; análises de conjuntura e cenários; bancos e instituições financeiras; comércio internacional; organizações internacionais, além da tradicional área diplomática, no Brasil e no Exterior.

Um profissional com essa formação pode atuar no Brasil, mas também, como no caso dos internacionalistas citados, na ONU, na Alemanha, Portugal, Espanha,  Itália, Argentina, China, Estados Unidos, França, Venezuela e em tantos outros lugares.

Estude com carinho as suas habilidades e não deixe de considerar a hipótese de ser um futuro internacionalista.